Palestrantes

Key Notes

Maddog

MaddogJon “Maddog” Hall é o Diretor Executivo da Linux International. O apelido lhe foi dados por seus alunos na Hartford State Technical College, onde ele era Chefe do Departamento de Ciência da Computação. O próprio Hall afirma que o apelido “vem de um tempo em que eu tinha pouco controle sobre o meu temperamento”. Jon trabalha com informática desde 1969, trabalhou para a Western Electric Corporation, Aetna Life and Casualty, Bell Laboratories, Digital Equipment Corporation, VA Linux Systems, e SGI. Atualmente, ele é o CTO e embaixador da Koolu.

Seu interesse por Linux surgiu na época em que trabalhava na Digital e foi fundamental para conseguir equipamentos e recursos para que Linus Torvalds pudesse completar seu primeiro porte, uma versão do Linux para a plataforma Alpha da Digital. Foi nessa época que Hall, que mora em New Hampshire, deu início ao Grupo de Usuário Linux de seu estado. A placa do carro de Hall é UNIX. Jon Hall também é membro dos conselhos de várias empresas e organizações não governamentais, incluindo a Associação USENIX.

Ele é reconhecido na comunidade de desenvolvedores e uma figura respeitada no movimento do software livre. No UK Linux and Open Source Awards 2006 ele recebeu um Prêmio de Reconhecimento para Toda a Vida por seus serviços à comunidade de Código Fonte Aberto. Hall possui mestrado em Ciência da Computação pelo Rensselaer Polytechnic Institute (1977) e um Bacharelado em Comércio e Engenharia pela Drexel University (1973). Maddog é um orador excepcional, que contagia seus ouvintes através do seu carisma pessoal e de analogias e exemplos que encantam o público.

Andreas Olofsson

Andreas OlofssonAndreas Olofsson é fundador da Adapteva (http://adapteva.com), empresa criada com o objetivo de trazer um avanço 10x em eficiência energética de processamento de ponto flutuante para o mercado de dispositivos móveis. Em maio de 2009, Olofsson tinha criado o primeiro protótipo com base em um novo tipo de processador de arquitetura multicore em paralelo. O protótipo inicial foi implementado em 65 nm e tinha 16 núcleos de microprocessadores independentes.

Em setembro de 2012, a Adapteva começou o projeto Parallella no Kickstarter, que é comercializado como “supercomputador para todos.” Manuais de referência de arquitetura para a plataforma foram publicados como parte da campanha para atrair a atenção para o projeto. Foi solicitado $ 750.000 em financiamento sendo alcançado em um mês. O computador de placa única, com chip de Epifania 16-core, será disponível em maio de 2013 a um custo de $99.

César Brod

César BrodCesar Brod atua na área de informática desde 1982. Sua formação profissional se deu em grande parte nos Estados Unidos, Canadá e França. Começou a trabalhar com o Linux em 1993 e, desde 1997 desenvolve, através da BrodTec, serviços de consultoria, gestão de projetos e criação de modelos de negócios que têm por base softwares de código aberto. Presença constante em eventos relacionados ao software livre no Brasil e no exterior, Cesar foi responsável, entre agosto de 2006 e fevereiro de 2009, pela gestão de projetos dos Innovation Centers de Interoperabilidade e Open Source, apoiados pela Microsoft, na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). É o idealizador e um dos fundadores da Solis, Cooperativa de Soluções Livres e membro do projeto “Linux around the World”, de Jon “maddog” Hall, uma iniciativa internacional que busca a conscientização e disseminação do uso de software livre.

Entre os anos de 2011 e 2012 Cesar atuou como Coordenador Geral de Inovações Tecnológicas do Ministério do Planejamento do Brasil onde, entre outras funções, esteve à frente do Portal do Software Público Brasileiro e da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos, além de ter participado de processos de padronização de soluções.

Cesar é autor dos livros Scrum – Guia Prático para Projetos Ágeis, De tartaruga à cobra – programação e arte, além dos eBooks Semente – Um Futuro Possível e Fantasmas. Cesar também contribui com dicas para o portal Dicas-L, onde possui uma coluna fixa.

Claudia Melo

Cícero MoraesClaudia Melo é Diretora de Tecnologia da ThoughtWorks Brasil e pesquisadora associada ao IME-USP. Doutora em Ciência da Computação pelo IME-USP, pesquisou produtividade de times ágeis no Brasil e trabalhou em conjunto com a Norwegian University of Science and Technology. Nos últimos 15 anos, Claudia se uniu a diferentes empresas brasileiras e multinacionais com foco em desenvolvimento de software. Também facilitou o aprendizado de alunos de graduação e pós-graduação por 10 anos. É participante ativa da comunidade ágil nacional e internacional, com diversas publicações e palestras no Brasil, Estados Unidos, Europa e Oriente Médio.

Cícero Moraes

Cícero Moraes
Cícero Moraes é 3D Designer conhecido por suas reconstruções faciais digitais voltadas a arqueologia. Formado em Marketing e pós-graduando em Metodologia da Educação Superior escreveu diversos tutoriais e artigos voltados a computação gráfica 3D, principalmente para iniciantes. Ministrou mais de 50 palestras e 30 minicursos nas cinco regiões brasileiras participando de eventos como a Campus Party Brasil (SP), a Latinoware (PR), a III Jornada de Odontologia e Antropologia Forense na USP e o FISL (RS). Mais informações no site: www.ciceromoraes.com.br

Elias Silveira

Elias de Carvalho
Bacharel em Design Gráfico pela Unesp – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Desenhista na Unesp desde 1989, lotado na Reitoria – Assessoria de Planejamento e Orçamento – Área de Projetos, atualmente prestando serviços no Câmpus de Ilha Solteira. Trabalha com design gráfico (logotipos, folders, cartazes, informativos/jornais, editoração eletrônica, ilustração técnica e científica). Fora da unesp trabalha como ilustrador autônomo desde 1986. Algumas das revistas que já estamparam as ilustrações de Elias Silveira: Alfa, Sexy, Aventuras na História, Playboy, além de alguns materiais promocionais para Danilo Gentili, Rafael Cortez e Café com Bobagem. Atualmente produz ilustrações no ramo editorial para as revistas Salmos & Anjos (Editora Alto Astral), MAD (Editora Panini), Galileu (Editora Globo), Super Interessante e Mundo Estranho (Editora Abril), utilizando o Gimp como ferramenta de trabalho.

Jomar Silva

Jomar SilvaJomar Silva é Engenheiro Eletrônico, especialistas em Padrões Abertos e Open Source. Foi contribuidor do padrão Open Document Format (ODF) v. 1.2, e representou o Brasil no JTC1 (ISO/IEC) durante alguns anos. É community manager de IoT do Grupo de Software da Intel no Brasil.

Kern Sibbald

Kern SibbaldKern escreveu seu primeiro programa de computador na Universidade da California, em 1961, onde ele obteve o seu bacharelado em física pela Universidade da California e obteve um PHD em física pela Universidade de Maryland, em 1972.

Em 1971, ainda estudante na Universidade de Maryland, Kern acidentalmente “crashou” o mainframe, o que lhe rendeu um trabalho no departamento de TI. em 1982, Kern foi co autor to AutoCAD e co fundador da Autodesk Inc., onde ele era gerente de desenvolvimento para o AutoCAD, um programa de sucesso para CAD (Desenho Assistido por Computador). Em 199 ele se estabeleceu como o Diretor Técnico da Autodesk para a Europa, no Centro de Desenvovimento em Neuchatel, na Suíça.

Após a aposentadoria em 1996, Kern se dedicou em tempo integral ao Software Lire, primeiro com o projeto APCUPSD, e mais tarde, em 2000, iniciando o projeto Bacula, o lançando inicialmente sob a licença GPLv2 em 2002 e mais tarde em AGPLv3. Bacula é um poderoso e escalável software de Backup, baixado mais de 2.000.000 de vezes e usado por pessoas e organizações em todo o mundo. Todo mundo que trabalha com Open Source conhece ou já ouviu falar do Bacula.

Ele foi o co-fundador da empresa Bacula Systems em 2008, onde ele é o Charmain e CTO (Chefe to Escritório de Tecnologia). Bacula Systems é uma empresa “open core” que oferece suporte empresarial para o bacula, e realiza contribuições significantes para a comunidade Bacula.

Michael Meeks

Michael MeeksProgramador Inglês, principalmente conhecido pelo seu trabalho à frente do Gnome, OpenOffice.org e agora LibreOffice. É um dos principais contribuidores do projeto Gnome, trabalhando em sua estrutura e programas associados, como CORBA, Bonobo, Nautilus e funcionalidades de acessibilidade. Foi contratado como desenvolvedor da Ximian por Nat Friedman e Miguel de Icaza em 2000 e após pela Novell, SuSE e depois Collabora. Uma das principais contribuições do Michael foi aumentar a velocidade de execução do Libre Office, assim como implementações diversas no glibc.

Seth Schoen

Seth SchoenSeth David Schoen é tecnologista Sênior da Electronic Frontier Foundation, uma organização civil para os direitos da tecnologia. Participa de discussões sobre Copyright Digital e Criptografia desde 1999. É um expert em Trusted Computing.

Boudewijn Rempt

Boudewijn RemptOriginally a linguist, Boudewijn Rempt started writing free software in 1992: an application to manage linguistic fieldwork data, in Python and Qt. In 1994, Boudewijn published the first book on Python and Qt, which is still a free download: http://valdyas.org/python/book.html. For the past decade, Boudewijn has worked on Krita, a free digital painting application, and from 2004, he has been the maintainer of that project. Krita has grown from a fun hobby project to an application that is used by professional artists around the world and in 2013 the Krita Foundation was created to steward the community development of Krita.

Palestrantes Convidados

Adail Henrique Spinola Horst

Adail HorstGraduado em Ciências da Computação pela Universidade Paulista UNIP (2004). Atualmente é analista de redes Serviço Federal de Processamento de Dados. Tem experiência na área de gestão de infraestrutura de tecnologia da informação, desenvolvimento e customização de softwares especialistas. Autor de customizações para Zabbix com foco em monitoração interna e externa de ambientes. Atuou na definição dos processos de monitoração da infraestrutura que suporta o Exame Nacional do Ensino Médio ENEM e na melhoria da definição dos processos de monitoração do SERPRO.
Autor do plugin Zabbix-Extras.

Adriano Coutinho da Silva

Adriano Coutinho da SilvaBacharel em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Dinâmica das Cataratas, atualmente analista de sistemas no CEASB – Centro de Estudo Avançados em Segurança de Barragens situado no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), atua no gerenciamento de diversos projetos utilizando tecnologias de realidade aumentada, webgl, aplicações mobile utilizando tecnologia híbrida, aplicações web, entre outros, voltados à segurança de barragens. Atuou no desenvolvimento de ferramentas open source como Expresso Livre e desenvolveu o Cadastro Nacional de Barragens todo utilizando ferramentas, linguagens e componentes open source.

Alan Sanches

Alan SanchesAlan Sanches é consultor em Segurança da Informação pela empresa eSecurity, especialista em Engenharia Social e Segurança Ofensiva, formado com o título de Tecnólogo em Redes de Computadores e Pós Graduado em Inteligência estratégica. Criou o grupo de estudos de apoio governamental/social ASHACK, ao qual realizam trabalhos sociais e apoio à Polícia Civil na captura de criminosos por meios eletrônicos.

Alberto Azevedo

Alberto AzevedoFormado em Tecnologia em Informática pelo CEFET-PR, tem mais de 15 anos de experiência em TI é especialista em segurança de redes corporativas e normas de segurança. Foi Diretor Geral na Nova Era Informática e Telemática e criador da Metodologia de Segurança ESP-h. Hacktivista entusiasta do Movimento Software Livre é lider do Projeto Security Experts Team e palestrante em eventos internacionais. Atualmente atua como consultor de segurança para grandes empresas em todo o Brasil.

Alcides Javier Torres Gutt

Alcides Javier Torres GuttProfessor nas matérias de Comércio Eletrônico e Redes. Trabalha com Docente/Técnico na direção da Carreira em Licenciatura em Ciência da Computação da FP-UNA. É especialista na gestão de projetos para o sistema de apoio a micro empresas realizado em Israel-MASHAV. Possui especialização em Sistemas de automação, Linguagem de programação e Sistemas Operacionais realizado na España-Cádiz de conhecimento em diferentes áreas. Na FP-UNA está trabalhando com projetos de Software Livre e Robótica. Atualmente faz parte da comunidade Mozilla Paraguai. Graduado pela Universidad Nacional de Asunción Facultad Politécnica.

Alcyon

Alcyon
Alcyon Junior, evangelizador do software livre, é Chief Security Officer no Ministério das Comunicações, Consultor de Segurança Cibernética das Nações Unidas, Professor na Univesidade Católica de Brasília e mantenedor do Portal TIC (http://portaltic.com).
Possui três graduações em Tecnologia de Informação, com ênfase em redes de computador. Certificado em ISFS ISO/IEC 27002, CNAP, LPIC-1 e Macfee Vulnerability Manager. Pós-graduado em Redes de Computador pela CISCO e MBA em Governança de TI. Mestre em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação com ênfase em Segurança Cibernética pela Universidade Católica de Brasília.

Alessandro de Oliveira Faria (A.K.A. Cabelo)

Alessandro de Oliveira Faria (A.K.A. Cabelo)Sócio-fundador da empresa NETi TECNOLOGIA fundada em Junho de 1996, empresa especializada em desenvolvimento de software e soluções biométricas, Consultor Biométrico na tecnologia de reconhecimento facial, atuando na área de tecnologia desde 1986 assim propiciando ao mercado soluções em software nas mais diversas linguagens e plataforma, levando o Linux a sério desde 1998 com desenvolvimento de soluções open-source, diversos documentos técnicos disponibilizado na internet, membro colaborador da comunidade Viva O Linux, mantenedor da biblioteca open-source de vídeo captura, openSUSE Member entre outros projetos.

Aléssio Miranda

Aléssio MirandaAléssio M. Jr. é professor e pesquisador do Cefet-MG ,Campus VII Timóteo, Graduado pela UFV, Mestre e Doutorando pela UFPR sempre em Ciência da Computação. Trabalha com software livres de tradução automática (projeto Apertium) desde 2007 e Linguística Computacional com LIBRAS desde 2009, contemplado no Google Summer of Code 2010(GSOC) como Colaborador do Projeto Apertium de Tradução automática. Tem interesse em áreas de Engenharia de Software, Interação Humano Computador e ferramentas de gerência e formalização de conhecimento no campo de Linguagens Naturais e regras para tradução inter-lingua. Experiência no desenvolvimento com UML, C++, Delphi, PHP e Certificações Java e soluções J2EE(EJB3, JPA e JSF).

Alisson Rodrigues Alves

Alisson Rodrigues AlvesEngenheiro Ambiental desde 2010, possui especialização em Gestão Ambiental e Engenharia de Segurança. Atua na área de Geoprocessamento desde 2008, atualmente é Analista Ambiental no Centro Internacional de Hidroinformática, possui atuações em Gestão Territorial, Analise Ambiental e Geoprocessamento

Ana Emília Arruda

Ana EmíliaAna possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande. Possui experiência em Administração de Redes (Linux e Novell), virtualização de servidores (XenServer), entre outros. Atualmente é Analista de Suporte e Infraestrutura do Ministério Público Federal, sendo responsável pela infraestrutura de backup do MPF/PB usando o Bacula. Participa das listas de discussão bacula-users, Bacula Backup Pt-Br e Bacula-users-es.

Anahuac de Paula Gil

Anahuac de Paula GilEvangelizador e desenvolvedor de Software Livre. Membro fundador do G/LUG-PB – Grupo de Usuários Gnu/Linux da Paraíba, com mais de 25 anos de experiência na área de TI. Empreendedor, professor, autor do livro OpenLDAP Extreme, criador do Projeto KyaPanel – http://www.kyapanel.com, palestrante em diversos eventos sobre questões técnicas e filosóficas da democratização do conhecimento tecnológico, privacidade, liberdade de expressão e Software Livre. Consultor independente para tecnologias livres para diversas organizações como a TV Globo, Prefeitura Municipal de João Pessoa. Mantenedor do primeiro servidor Diáspora no Brasil – http://www.diasporabr.com.br

Anderson Casimiro

Anderson Casimiro Evangelista Técnico da JetBrains. Sou também co-fundador e ativista do PHPSP (Grupo de Desenvolvedores PHP de São Paulo). Com relação a desenvolvimento sou um Especialista PHP e Generalista no ecossistema de Desenvolvimento Web. Opensource de religião, Rocker por paixão e Gamer por diversão 😀

Anderson Tamborim

Anderson TamborimEspecialista em Segurança da Informação com mais de 12 anos de experiência na área. Grande expertise em Penetration Testing em ambientes corporativos, desenvolvendo técnicas avançadas para Data Extrusion e Egress filtering bypass.
Atualmente como Chief Hacking Officer & Security Researcher na NextLayer Information Security Solutions, tem focado seus estudos no desenvolvimento de modelos de APT (Advanced Persistent Threats) para testes de segurança simulando ameaças reais em redes corporativas, demonstrando os possíveis danos causados por este tipo de ataque.
Recentemente está se especializando em Body Language e Análise de Micro Expressões voltadas especificamente para ataques de Engenharia Social de maneira estruturada, aplicando conceitos psicológicos avançados visando identificar perfis vulneráveis.

Antenor Oliveira Cruz Júnior

Antenor Oliveira Cruz Júnior Aluno do curso de Ciência e Tecnologia do ICET/UFVJM, bolsista do Parque da Ciência da UFVJM e membro da equipe do projeto de transformação de máquinas caça-níquéis em objetos de aprendizagem, associados a utilização de softwares livres educacionais como proposta uma discussão da utilização pedagógica da informação e de comunicação por meio de inclusão digital do conhecimento humano.

Armando Guerrero

Armando GuerreroInvestigador no Centro Latinoamericano de Tecnologías Abertas (CELTAB), situado no Parque Tecnológico Itaipu (PTI). Membro do grupo de desenvolvimento do projeto

Arthur Garcete

Arthur GarcetePesquisador no Centro Latino Americano de Tecnologias Abertas (CELTAB), situado no Parque Tecnologico de Itaipu (PTI). Membro do grupo de desenvolvimento do projeto SuperWifi, membro do grupo de estudo de viabilidade da migração do Samba3 para o Samba4 no ambiente da Itaipu e membro do grupo de aplicação de tecnologias livres no ambiente de monitoramento e segurança do Parque Tecnologico de Itaipu. Conhecimentos nas seguintes tecnologias: Sistemas GNU/Linux, Redes de Computadores, Sistemas de comunicação via Rádio, Forense Computacional, Shell Script, SMB, C, C++, Java, PHP, MariaDB, Xilinx SoC,

Arthur Gregório

Arthur GregórioGraduado em Ciências da Computação, trabalha a cerca de 10 anos na área de TI. Atualmente dedicado à área de arquitetura de sistemas, atua como Analista de Sistemas da Fundação PTI. É um dos coordenadores do projeto de melhorias e evolução da ferramenta de gerenciamento de projetos da instituição e do projeto de melhoria das ferramentas de apoio ao turismo no Centro de Recepção de Visitantes da Itaipu. Também é um estudioso da tecnologia Java e sua aplicação para desenvolvimento de sistemas corporativos.

Ayrton Araujo

Ayrton AraujoAtivista em comunidades de código aberto desde os 12 anos. Organiza e participa de coding dojos e hackathons para multiplicar metodologias ágeis de desenvolvimento frontend e backend. Colabora com código em alguns projetos como o cucumber e gitlab. Trabalha como DevOps Engineer na fundação de pesquisa e desenvolvimento FPF Tech (http://fpf.br). Atualmente é membro do conselho da comunidade Ubuntu-BR e mantenador do grupo FEMUG-AM (https://github.com/braziljs/femug). Possui as certificações: CSD, CSPO, CSM e LPIC-2.

Bruno Rafael de Medeiros Silveira

Bruno Rafael de Medeiros SilveiraAdministrador de Banco de Dados da Fundação Parque Tecnológico Itaipu – Brasil, é Tecnologo em Gerenciamento de Redes pelo Centro de Ensino Superior de Foz do Iguaçu e especialista em Administração e Desenvolvimento de Banco de Dados pela UTFPR.
Com mais de 6 anos de experiência em Software Livre, é entusiasta de Software livre, trabalhando como sysadmin, administrador de banco de dados e análise de soluções de business inteligence, com detaques para ferramentas como PostgreSQL, Pentaho Business Analytics, MySQL, LibreOffice, CentOS, Red Hat Enterprise Linux, entre outras.

Carlos Cartola

Carlos CartolaEngenheiro eletrônico pela UFRJ. Experiência com Unix, SL infra-estrutura, desenvolvimento de sistemas e gestão de projetos. Organização da BSDCon Brasil (2003), criação da BSD em Revista e myfreebsd.com.br e cursos de FreeBSD. Fotografa desde 1985, construiu ampliadores, tripés, máquinas fotográficas caseiras. Faz panorâmicas desde 2002 tendo se especializado em 2010. Mantém um blog de fotos 360 com publicações semanais e criou o PanoFórum, o primeiro fórum aberto em língua portuguesa dedicado à fotografia panorâmica.

Carlos Eduardo Maiolino

Carlos Eduardo MaiolinoCarlos Maiolino é Engenheiro de Software da Red Hat onde trabalha como mantenedor de sistemas de arquivos locais como Ext4 e XFS. Quando está longe do computador ele gosta de jogar Pôquer e Mergulhar.

Carlos Eduardo Mattos da Cruz “Cadunico”

Carlos Eduardo Mattos da Cruz - CadunicoDesigner há mais de 15 anos. Há mais de 7 anos utiliza somente software livre em suas criações.
Membro dos grupos LINUERJ, Debian-RJ e SL-RJ. Ministrou palestras, minicursos e cursos sobre recursos de softwares gráficos e produção gráfica em diversas instituições e eventos de renome no software livre como: UNESP, CONSEGI, LATINOWARE, FÓRUM DE SOFTWARE LIVRE DE DUQUE DE CAXIAS, PONTÃO DA ECO – UFRJ, MARATONA DE SOFTWARE LIVRE DE VOLTA REDONDA, RIO +20, entre outros.

Carlos Eduardo Pedroza Santiviago

Carlos Eduardo Pedroza SantiviagoCarlos Eduardo Pedroza Santiviago é atualmente Gerente de Divsão de Suporte Técnico na Itaipu Binacional. Formado em Ciência da Computação pela UNIOESTE, é entusiasta e apoiador de Software Livre, promove e acompanha a Latinoware desde a sua criação. Utiliza GNU/Linux há mais de 18 anos e é ser certificado CISSP-ISSAP, RHCE e ITIL.

Carlos Tamietto Junior

Carlos Tamietto JuniorPossui Graduação em Administração de Empresas pela Sociedade de Ensino Universitário do Nordeste (2008), Especialização em Gestão Empresarial pela Faculdade Mauricio de Nassau (2012), Mestrando em Gestão Empresarial na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Atualmente é coordenador do curso de pós graduação em Segurança de redes e forense computacional da Faculdade Mauricio de Nassau. Fundador e Presidente do Tamigrupo Investimentos Empresariais, Diretor de Negócios da Tami Eventos, Tamivídeo Locações de Equipamentos, Realiza consultoria em Organização de eventos empresariais pela Tami Eventos, ocupa cadeira cativa na comissão da Associação Software Livre do Nordeste – ASL/NE como Coordenador Geral de Alagoas, atuante principalmente no segmento de Organização de Eventos Corporativos e fornecimento de equipamentos áudio visuais para os principais eventos do pais. ATIVIDADES POSSÍVEIS : COORDENADOR GERAL DO COATI e WSIF

Carolina Borim

Carolina BorimBacharel em Ciências da Computação (UFG & Universidade do Porto – PT). MBA em Gestão de Projetos. Mestrado em Computação em andamento. Apaixonada por Matemática. Participa e organiza grandes eventos de TI e Software Livre desde 2008. Organiza todos os anos, desde 2008, a etapa regional, e a Final Nacional de 2011, do International Collegiate Programming Contest – ACM ICPC. Entusiasta da Maratona de Programação. Atualmente mora em Porto Alegre e trabalha com Análise de Qualidade de Software na ThoughtWorks Brasil. Apaixonada por aventuras e por viajar pelo mundo!

​Cristhian Urunaga

​Cristhian UrunagaInvestigador en el Centro Latinoamericano de Tecnologías Abiertas (CELTAB), situado en el Parque Tecnológico Itaipu (PTI). Miembro del grupo de desarrollo del proyecto de desenvolvimiento de mejoras al sitio del PTI, basado en Drupal. A demás con la linea de investigación alterna, scripts shell, PostgreSQL, Pentaho, PHP, HTML5, CSS3, y JavaScript.

Christiane Borges

Christiane BorgesÉ tecnóloga em Redes de Comunicação, mestre em Engenharia Elétrica e da Computação e atualmente cursa doutorado em Ciências da Computação. É professora adjunta no IFG, atua como docente na área de Redes de Computadores há mais de 5 anos. Participa e ajuda na organização de eventos de software livre em Goiás desde 2006. Pesquisadora CNPq e membro do comitê gestor do grupo /MNT (Mulheres na Tecnologia). Apaixonada por Tecnologia e usuária GNU/Linux Backtrack.

Christiano Anderson

Christiano AndersonIniciou sua carreira em 1996, passou pelos principais provedores de internet do Brasil como Terra e Zip.net, tendo o privilégio de acompanhar toda a bolha da internet no Brasil. Apaixonado por web, estuda as novas Tendências para desenvolvimento de soluções inovadoras através de sua empresa de consultoria, a Nodeware. Atualmente colabora com o projeto MongoDB sendo evangelizador de NoSQL. É membro da Associação Python Brasil, Associação Software Livre e é ex-desenvolvedor do Projeto GNU.

Claudio Olmedo

Claudio OlmedoEmpresario, evangelista do Hardware Livre no Brasil e Paraguai. Fundou a Centro Maker, Loja especializada em Produtos de Hardware Livre para Makers.

Crisley de Souza Peixoto

Crisley de Souza PeixotoDiscente do curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia da UFVJM, Campus do Mucuri, Teófilo Otoni, MG. Possui curso Técnico em informática pela Escola Técnica Rural Luterana. Participou do Programa Jovens Talentos para a Ciência com projeto relacionado ao ambiente e linguagem de programação R. Além disso, faz parte do grupo GESE (Grupo de estudos em softwares livres no ensino) coordenado pela Prof.ª Dr.ª Deborah Faragó Jardim e pelo matemático Jaime Batista de Souza. Tem amplo interesse em linguagens de programação e ferramentas livres, principalmente as voltadas à computação científica.

Cyrille Grandval

Cyrille GrandvalSerial empreendedor, consultor e treinador em PHP e Segurança das Aplicações Web, Cyrille começou a desenvolver em PHP há 15 anos. Agora, ele atua principalmente em questões de desempenho, industrialização e segurança nos seus clientes na Europa e no Brasil. Com várias empresas ao seu crédito, ele se expatriou há um ano e meio no Brasil para criar uma empresa irmã da sua empresa Darkmira também especializada em desenvolvimento php seguro. Na França e agora no Brasil, ele está ativamente envolvido em vários projetos das comunidades PHP e Segurança das Aplicações Web (livros, workshops, conferências, webcast, grupos).

Daniel Basconcello Filho

Daniel Basconcello FilhoDaniel Basconcello Filho é engenheiro e professor de robótica. Seu objetivo é mudar o mundo através do compartilhamento irrestrito de conhecimento. Ativista da cultura livre, usa tecnologias sociais como ferramenta de transformação. Atualmente realiza pesquisas sobre duas áreas revolucionárias da ciência de vanguarda: Impressoras 3D e interfaces homem-máquina.

Daniel Lara Souza

Daniel LaraDaniel Lara é administrador de sistemas e redes GNU/Linux , trabalhou com infraestrutura na empresa RedeHost, atualmente trabalha na Office Tecnologia com Administração de Servidores , É acadêmico na área de tecnologia de redes e usuário GNU/Linux. Voluntário no Grupo de Usuários de Software Livre do Rio Grande do Sul, o TcheLinux. Um dos Moderadores do Portal Viva o Linux . Embaixador do Fedora e também Contribui com o Time de tradução do Fedora

David Jourdain

David JourdainEscritor e tradutor de artigos para a LibreOffice Magazine ​ ​e para a Revista Espírito Livre. Membro fundador da The Document Foundation – TDF. Moderador das listas da TDF em língua portuguesa. Tem toda a sua formação na área da Computação. Mais de 12 anos “mexendo” no Kernel Linux. Fluente em Alemão, Português, Espanhol e Inglês. Ministrou mais de 90 palestras no Brasil, Chile, Argentina e Paraguai, ensinando sobre Kernel Linux e como organizar grupos de desenvolvedores de software livre em Universidades. Possui mais de 10 anos de experiência em coordenação de equipe de desenvolvimento de aplicativos, baseado em desenvolvimento colaborativo.

Davi Souza

Davi SouzaDavi Souza cursando o bacharelado em Sistemas de Informação é formação Técnica em eletrônica e trabalha na área a mais 10 anos atuando em laboratório de Eletrônica Aéreo Espacial .

E Atualmente trabalha na área de hardware e software e além de ser um usuário Gnu/Linux e um entusiasta e atua como Embaixador do projeto Fedora na América latina Contribui Ativamente para Sub­ Projeto dentro do Fedora conhecido como Spin Fedora Eletronics­Labs. E colabora para Proyecto Icaro que envolve noções básicas de eletrônica e programação.

Deborah Faragó Jardim

Deborah FaragóDocente do Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia (ICET) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM / Campus do Mucuri), doutora em física, coordenadora do Grupo de Estudos em Softwares Livres para o Ensino (GESE). O foco do GESE é incentivar os alunos do curso de Ciência e Tecnologia a utilizarem softwares livres como o Latex, GeoGebra, wxMáxima e R para o estudo da matemática. Na LatinoWare 2014, apresentará a trajetória dos trabalhos realizados pelo GESE, ao longo dos últimos 4 anos, relacionados a popularização de software livre no ambiente acadêmico.

Denisson Augusto Bastos Leal

Denisson Bastos LealDenisson é graduando em Engenharia da Computação pela Universidade do Vale do São Francisco (UNIVASF), desenvolvedor e arquiteto de sistemas da startup Sysvale Softgroup, empresa criada com o intuito de sediar uma residência em software público brasileiro. Denisson participou do desenvolvimento de softwares voltados à gestão acadêmica, otimização de recursos hídricos e manejo de ração animal, trabalhando com várias linguagens de programação e bases de dados e colecionando vários primeiros lugares em maratonas de programação. Na Sysvale, Denisson passou a desenvolver dentro da filosofia ágil, usando o Scrum e o Extreme Programming e ali conheceu o Laravel, o mais moderno framework para o desenvolvimento em PHP.

Djavan Fagundes

Djavan FagundesDjavan Fagundes é bacharel em Ciência da Informação pela PUC-MG, desenvolve atividades ligadas ao Software Livre desde 2007. Trabalha profissionalmente como analista de qualidade. Atualmente é coordenador do time de tradução do GNOME e contribui para o OpenStreetMap, mapeando os bares de Belo Horizonte.

Diego Neves

Diego NevesTrabalhando com Software Livre desde 2007, Diego é Analista de Suporte Técnico no Parque Tecnológico Itaipu. Amante da Liberdade, foi um dos organizadores do EMSL – Encontro Mineiro de Software Livre e coordenador do Mucuri Livre, Comunidade de Software Livre dos vales do Mucuri e Jequitinhonha, No Nordeste de Minas Gerais, onde atuava como Consultor de Tecnologia em diversas organizações, atuando no projeto, implementação e gerenciamento de redes com utilização de Software Livre

Douglas Sulis

Douglas SulisDouglas é formado em física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Desenvolveu diversos trabalhos na área de física e matemática pedagógica. Atualmente trabalha na empresa Atto Educacional onde

Edivaldo Bezerra Brito

Edivaldo Bezerra BritoBacharel em sistemas de informação com especialização em analise de sistemas e gestor de TI com mais de 14 anos nas áreas de administração de redes, servidores Linux, ERP Totvs Microsiga Protheus. Atua como colaborador no site TechTudo e também é responsável pelo site Blog do Edivaldo, onde aborda diversos assuntos relacionados a sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação e carreira.

Edson Borelli

Edson BorelliCEO da Blackdoor Security, Analista de Segurança Sênior, Gestor em Segurança da Informação,HACKER, Empreendedor, Especialista em Segurança da Informação a mais de 15 anos. Criou e fundou o LABSS (Laboratório de Segurança e Sustentabilidade – MACKENZIE). Palestrante atuante em diversas instituições no país, e também é professor em inúmeras universidades e faculdades do Brasil, com os temas Ethical Hacker, Cyber Ativismo, Engenharia Social, Cyber Terrorismo, Pedofilia. Especialista em Guerra Cibernética, Inteligência Cibernética, Hardenning, Mitigação, Firewall, Stress Testing, analise de Vulnerabilidades.

Eduardo Lucas Sena

Eduardo Lucas SenaTécnico em Processamento de Dados pelo Instituto Educacional Piracicabano, Graduado em Técnologia em Processamento de Dados pela Universidade Metodista de Piracicaba, Especialista em Gestão de Petróleo e Gás pela Faculdade Norte Capixaba, Mestre em Ciência da Educação Superior pela Universidade de Matanzas em Cuba, Aluno Especial do Programa de Doutorado em Computação da Universidade Federal do Espirito Santo,Analista de Sistemas, Professor de Pós-Graduação, Professor Pesquisador I CAPES para cursos da Plataforma Freire na área de TI, Professor universitario em instituições de pequeno ,médio e grande porte no Norte do Espirito Santo e Extremo Sul da Bahia, Coordenador de Curso de Tecnologia em Analise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade Vale do Cricaré em São Mateus – ES.

Eduardo Urcullú

Eduardo UrcullúEngenheiro em informática formado na Universidad Americana de Ciudad del Este, Paraguay. Representante da Mozilla no Paraguay e colaborador das comunidades Mozilla Hispana e Mozilla Brasil em eventos regionais e internacionais. Recentemente esteve em uma reuniao global da Mozilla em Toronto – Canadá. Também organiza todos os anos juntamente com a Mozilla Brasil nossa participação na Latinoware.

Eduardo Maçan

Eduardo MaçanEduardo Maçan se tornou usuário de Software Livre em 1993, tendo sido Debian Developer entre 1997 e 2013. Formado em Engenheiria da Computação pela Unicamp, MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela FGV e Mestrando em Inteligência Artificial pela Poli/USP, é Gerente de Projetos de TI na Editora Abril e especialmente apaixonado por Geolocalização, Open Data, Machine Learning, Data Science e outros buzzwords.

Eduardo Antônio Soares Júnior

Eduardo Antônio Soares JúniorDiscente do curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia da UFVJM, Campus do Mucuri, Teófilo Otoni, MG. Sendo bolsista da FAPEMIG, desenvolve atividades desde 2012 quando ainda no Ensino Médio participava de pesquisas de aplicações do Geogebra na matemática básica e também em outras áreas. Faz parte do grupo de estudos GESE (Grupo de Estudos em Softwares Livres no Ensino) coordenado pela Profª Drª Deborah Faragó Jardim. Já apresentou vários trabalhos e minicursos sobre o Geogebra, com produções de apostilas, modelos e aplicações no ensino.

Eliane Domingos de Sousa

Eliane DomingosEmpresária, CEO da EDX Informática, trabalha com ferramentas Open Source, presta serviços de Consultoria e Treinamento. Membro do Conselho Diretor da TDF, mantenedora do LibreOffice, colaboradora voluntária da Comunidade LibreOffice, Comunidade SL-RJ, Blog da Comunidade Sempre Update, Blog iMasters, organizadora do Ciclo de Palestras Software Livre do SINDPD-RJ, Lider do GT de Tradução Norma ODF (ABNT/26.300), editora da revista LibreOffice Magazine.

Eloir José Rockenbach

Eloir José RockenbachFormado em Magistério e Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação. Educador Social e Instrutor de Tecnologias Educacionais desde 1999. Atua nas áreas do Software Livre e Robótica Livre desde 2006. Educador/Coordenador do Centro Marista de Inclusão Digital – CMID (2006-2010). Animador do Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Robótica Educacional Livre – GEDREL. Articulador Técnico dos Polos de Formação Tecnológica da Rede Marista/RS. Membro idealizador da comunidade de Robótica Livre Educacional Jabuti Edu. Integrante da Associação Software Livre.Org – ASL, Coordenador da área da Robótica Livre do Fórum Internacional de Software Livre – FISL.

Enoque Calvino Melo Alves

Enoque Calvino Melo AlvesO Prof. Enoque Alves é Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Participou como organizador do FASOL – Fórum Amazônico de Software Livre, que foi um dos principais evento no Norte do Brasil sobre uso e disseminação do Software Livre. Atualmente coordena o programa “Mídias Eletrônicas: Ensino e Inclusão” que ensina programação de computadores e robótica nas escolas públicas de Santarém no Estado do Pará.

Er Galvão Abbott

Er Galvão AbbottEr Galvão Abbott é o Presidente da ABRAPHP – Associação Brasileira de Profissionais PHP, Diretor da PHP Conference Brasil, o principal evento de PHP da América Latina e fundador do PHPBR, Grupo de Usuários com mais de 1.200 associados. Trabalha há mais de 20 anos desenvolvendo sistemas e aplicações com interface web, sendo 15 anos com PHP e 7 anos com Zend Framework. Trabalhou com diversas empresas de grande porte, tanto nacionais como internacionais.
Palestra em eventos e ministra cursos em diversas instituições, bem como in company.

Erik Cardoso

Erik CardosoProgramador e empresário da Connect STI, atua como webmaster e webconsulting para grandes empresas no Brasil e exterior, nas quais desenvolve projetos de reestruturação com ferramentas de desenvolvimento de última geração. Como webdesigner, domina PHP, HTML, XHTML, CSS, JQuery e JavaScript e CMS, com WordPress, Joomla e Drupal, além de ter sido certificado neste ano pela Google na formação de Adwords Expert Search (Goobec) e em Google Analytics, pela academia da empresa. Acredita no software livre como linguagem capaz de melhorar a qualidade da comunicação e informações, por meio da tecnologia do CMS WordPress. Tem experiência em redes corporativas tais como Linux Redhat.

Fa Conti

Fa ContiMestre ( UFSCAR ) e Doutora ( FMRP – USP ) em Ciências, em Epidemiologia Genética. Coordenou o labInfo-ICB da UFPA e dedicou-se às áreas de ensino e extensão, sobre fundamentos de statística e Informática. Tem implementado o uso de software livre, por pensar que seu bom uso na educação é necessário para garantir o início e a continuidade da aprendizagem. Criadora e mantenedora do conjunto de sites “Muitas Dicas” – http://www.ufpa.br/dicas/ e do blog “Um pouquim da net” – http://faconti.tumblr.com/ .

Fábio Link

Fábio LinkEngenheiro em Sistemas Digitais graduado pela UERGS – Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Atuou como Suporte e Administrador de Redes, como consultor de TI do IICA – Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura e como professor da Escola Técnica Dr. Solon Tavares.

Fábio Marques

Fábio MarquesDoutorando em Engenharia Eletrônica e Computação Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA.
Mestre em Engenharia Elétrica e de Computação na Universidade Federal de Goiás – UFG.
Tecnólogo em Telecomunicações pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás – CEFET-GO.
Técnico em Telecomunicações pela Escola Técnica Federal de Goiás – ETFGO. Professor do Instituto Federal de Goiás.
Militante do Software Livre e Membro fundador da ASL-GO em 2006 e do GULU – Grupo de Usuários GNU/Linux de Uruaçu em 2009.
Organizador de eventos como FLISOL e FGSL.

Fagner Oliveira

Fagner OliveiraFagner Oliveira é formado em Ciência da computação, atua no Centro Internacional de Hidroinformática desde 2008, iniciou especialização em geoprocessamento na PUC, atuou como desenvolvedor no projeto de comunicação WEB RÁDIO ÁGUA (JOOMLA), nos sistemas HELP-UNESCO, Sistema do Plantio direto e trabalhou em projetos na área de educação, inclusão digital e grupos de usuários de software livre.

Frederico Gonçalves Guimarães

Frederico Gonçalves GuimarãesBiólogo e professor da rede pública municipal de Belo Horizonte, trabalha atualmente no planejamento do uso de softwares livres nas escolas e na formação de professores da rede. Ativista do movimento de software livre desde 2000, onde atua na tradução, especialmente de softwares educacionais (como o GCompris e o TuxPaint). Membro fundador do grupo Software Livre Educacional e um dos coordenadores do GT-Educação do FISL.

Gilberto Sudre

Gilberto SudreProfessor, Consultor e Pesquisador nas áreas de Segurança da Informação e Computação Forense. Coordenador do Laboratório de Segurança da Informação e Perícia Computacional Forense – LABSEG do IFES. Integrante do Comitê de Tecnologia da OAB-ES. Instrutor da Acadepol – Academia de Polícia Civil do ES na disciplina de Perícia Computacional Forense. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN, TV Gazeta, Jornal A Gazeta, e Portal iMasters. Autor dos livros Antenado na Tecnologia, Redes de Computadores, Internet: O encontro de 2 Mundos e Segurança da Informação: Como se proteger no mundo Digital. Mantêm o blog http://gilberto.sudre.com.br com as suas publicações, seus programas de TV e de Rádio.

Gildomiro Bairros

Gildomiro BairrosBacharel em Ciência da Computação e Pós Graduado pela UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Foi sócio fundador da EITS IT Solutions e atualmente é analista de infraestrutura no Serpro atuando na equipe de Correio Eletrônico Livre – Projeto Expresso. Tem experiência em Banco de Dados, Linux, Pentaho e Desenvolvimento de aplicações em baixa e alta plataforma.

Guilherme Dias Antunes

Guilherme Dias AntunesCom apenas 15 anos de idade é um dos fundadores do Centro de Desenvolvimento Colaborativo Minas Up, entusiasta com tecnologias abertas, principalmente envolvendo Open Hardware. Ainda cursa o primeiro ano do ensino médio no Centro de Educação e Cultura (CEC) Diocesano de Janaúba-MG.

Guilherme Guerra

Guilherme GuerraDesenvolvedor web e ativista open source. Trabalhou em diversos lugares com projetos open source, desde uma fábrica de computadores a projetos governamentais como o Gabinete Digital RS. Atualmente estuda Pedagogia na UFRGS, e participa da Casa Liberdade em Porto Alegre.

Gustavo “Kov” Noronha

Gustavo Kov NoronhaGustavo Noronha é desenvolvedor de Software Livre desde 2000. Contribui com os projetos Debian, GNOME e WebKit e é engenheiro de software da empresa inglesa Collabora. Se interessa pelo tema de dados abertos desde 2010, quando começou o projeto Olho Neles, então apelidado de Montanha, para obter insumos objetivos para escolha de seu candidato a deputado estadual.

Gustavo Valiati

Gustavo ValiatiPesquisador do Centro Latino-americano de Tecnologias Abertas (Celtab), no Parque Tecnógico Itaipu (PTI). Envolvido nas pesquisas: Monitoramento da migração de peixes no Canal da Piracema, e Super WiFi. Interagindo com: Raspberry Pi, Paralella, Linux, Shell Scripts, C++, Qt Framework, Node.js, MongoDB, PostgreSQL, PHP. Formado em 2013 na UTFPR Câmpus Medianeira, no curso Análise e Desenvolvimento de Sistemas. LinkedIn: <br.linkedin.com/pub/gustavo-valiati/66/87/535/>.

Guto Carvalho

Guto CarvalhoAdministrador de sistemas e serviços Linux com mais de 14 anos de experiência, Especialista em gerência de configurações e automação de datacenters. É Redhat Certified Engineer e Puppet Certified Professional, Atuou em projetos no ITI, MINICOM, MDA, MPS, EBC,DATAPREV, DETRAN/DF, CAIXA e ANATEL.Mora atualmente em Brasília/DF;

Hamilton Pereira da Silva

Hamilton Pereira da SilvaMestre em Eng. elétrica e Informática Industrial pelo CPGEI – CEFET-PR, Graduado em Física pela UFPR. Atua atualmente como professor do Núcleo de Ciência da Computação da UTFPR-Medianeira – PR

Heitor Faria

Heitor FariaAutor dos Livros “Licenças Livres e Direitos Fundamentais” e “Bacula – Backup em Software Livre”. Aluno Especial no Mestrado de Ciências da Computação da UNB. Pós-graduado em Gerenciamento de Serviços de TI (Segurança) e Gerenciamento de Projetos. Fundador, consultor e instrutor da comunidade nacional de usuários do Bacula (www.bacula.com.br). Analista do Serviço Federal de Processamento de Dados. Tem experiência como Administrador de Redes (Windows, Linux, Netware, inclusive serviços de diretório), Gestor de Segurança e Gestor de Serviços e Projetos. Certificado ITILF, LPIC-III e TOEIC “Golden”. Participante de fóruns e encontros de software livre como palestrante (inclusive internacionais).

Henderson Matsuura Sanches

Henderson Matsuura SanchesAnalista de TI, Pós-Graduação: MBA em Gestão em TI (Faculdade Anhanguera); Graduação: Licenciatura da Computação (Faculdade Fortium); Membro da Comunidade LibreOffice Brasil; Membro da TDF – The Document Foundation; Membro da Comunidade GNU\Linux SempreUpdate; Sócio da ASL – Associação Software Livre; Sócio Efetivo da SBC – Sociedade Brasileira de Computação.

Ivo Ovelar Lafarja

Ivo Ovelar LafarjaProfessor de Inglês e Informática, Educação Escolar Básica e Nível Médio desde 2010. Estudante de Engenharia de Informática, atualmente em processo de elaboração de tese. Vice-presidente da IEEE-UCSA para estudantes (http://ucsa.ieeeparaguay.org/). Professor Adjunto para Inteligencia Artificial para a Universidad del Cono Sur de las Américas

Lecionou vários cursos e oficinas de Arduíno na ETyC FP-UNA e UCSA. Integrante do projeto com Arduíno Bichoduino: um Seguidor autônomo de linha negra e detector de obstáculos em 2013.

Jacson Querubin

Jacson QuerubinJacson Querubin atualmente é sysadmin da Itaipu Binacional, fotógrafo nas horas vagas e palhaço aposentado. Utiliza GNU/Linux desde antes do Debian potato. Entusiasta, já organizou várias (longínquas) install festse eventos de FLOSS. Bacharel em informática pela UNIOESTE, tem algumas certificações, entre elas, a de RHCA. E ainda lembra do número do seu ICQ de cabeça.

Jaime Batista

Jaime BatistaTécnico administrativo da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM / Campus do Mucuri), matemático do ICET, instrutor do curso de capacitação em software livre para técnicos administrativos na UFVJM, tutor a distância do curso de Matemática e Física da EAD/UFVJM e Integrante do Grupo de Estudos em Softwares Livres para o Ensino (GESE). Abordará os resultados da capitação que teve como objetivo preparar os novos servidores públicos para o uso de softwares livres no ambiente de trabalho, visto que esta é a realidade atual.

Jan Seidl

Jan SeidleApaixonado por *NIX, BSD, C & Python. Profissional e pesquisador em segurança da informação, recentemente especializando-se em segurança de automação (SCADA/ICS), pentester e pesquisador de malware dedicado com larga experiência administrando a segurança de servidores, redes e aplicações. Autor do blog de infosec http://wroot.org, pesquisador na DC Labs e atualmente coordenador técnico da TI Safe Segurança da Informação.

João Eriberto Mota Filho

João Eriberto Mota FilhoJoão Eriberto Mota Filho é Oficial de Cavalaria do Exército Brasileiro. Gerente de Rede e de Segurança em Rede do Gabinete do Comandante do Exército. Professor da Pós-graduação em Perícia Digital na Universidade Católica de Brasília (UCB). Autor dos livros Linux & Seus Servidores (2000), Pequenas Redes com Microsoft Windows (2001), Descobrindo o Linux (3ª edição em 2012) e Análise de tráfego em redes TCP/IP (2013). Mantenedor Debian, empacotando diversos programas. Membro do time de Forense do Debian.João Eriberto Mota Filho é Oficial de Cavalaria do Exército Brasileiro. Gerente de Rede e de Segurança em Rede do Gabinete do Comandante do Exército. Professor da Pós-graduação em Perícia Digital na Universidade Católica de Brasília (UCB). Autor dos livros Linux & Seus Servidores (2000), Pequenas Redes com Microsoft Windows (2001), Descobrindo o Linux (3ª edição em 2012) e Análise de tráfego em redes TCP/IP (2013). Mantenedor Debian, empacotando diversos programas. Membro do time de Forense do Debian.

João Fernando Costa Júnior

João Fernando Costa JúniorAdministrador, professor universitário, especialista em Informática na Educação, Gestão de EAD e mestrando em Educação. É editor-chefe, idealizador, diagramador e responsável pela Revista Espírito Livre (http://revista.espiritolivre.org). É idealizador e responsável pela Rede Espírito Livre, entidade que atua na mobilização e organização de diversos eventos e projetos relacionados a software livre, como a Revista Espírito Livre, a TV Espírito Livre e o Fórum Espírito Livre. Responsável pelo PSL-ES e Membro da TDF e ASL.

João Paulo de Lima Barbosa

João Paulo de Lima BarbosaGraduado em Ciência da Computação, pós-graduado em Software Livre e em Serviços e Equipamentos de Redes. É Analista de Suporte na Fundação Parque Tecnológico Itaipu desde 2009 e também professor universitário e instrutor de cursos técnicos focados em redes e software livre. Trabalha com a administração de infraestrutura de TI e engenharia de redes desde 2004.

Jose Alberto Villalba

Jose Alberto VillalbaÉ Coordenador do Departamento de Gestão de Informática da empresa Cibersons – Paraguay, encarregado de implantação de Processos de Gestão de Negócios, (BPM), ERP (Enterprise Resource Planning) dentre outros. Foi Coordenador Geral do Departamento de Pesquisa de Tecnologias Livres e Abertas (TeLARCo) da Universidade Tecnológica Intercontinental (http://www.utic.edu.py)

Este à cargo da coordenação Geral do CIRE (Centro de Informação e Recursos Educativos da Universidade Tecnológica Intercontinental) e foi técnico do Departamento de Controle de Qualidade da Telecel – Paraguai, dando suporte técnico para a Consultora Apriorix, e técnico de Informática da Disktek.

Foi Secretário e Membro Fundador da Mesa Multisetorial de Software Livre do Paraguai – Membro do Diretório da comunidade de Software Livre do Paraguai CoSOLPy (http://www.cosolpy.org.py) – Fundador do TeLARCo e do grupo FISL (Grupo de Pesquisa de Software Livre)

Juliano Augusto de Souza Oliveira

Juliano AugustoJULIANO AUGUSTO é responsável pela organização do Joomla Day São Paulo http://www.joomladaysp.com.br, Analista de Sistemas há 13 anos e trabalha com Joomla e Web Analytics desde 2008. Professor do Curso de Pós-Graduação em Sistemas Web da Unaerp, Palestrante e Incentivador do uso de Software Livre em grandes eventos como Campus Party, Latinoware, Joomla Day Brasil e Festival Latino-Americano de Software Livre. Já prestou consultoria e deu treinamento para várias empresas nacionais e internacionais. Joomleiro de coração e mantém o blog julianoaugusto.com onde escreve sobre o CMS Joomla e demais assuntos relacionados à Web.

Kemel Zaidan

Kemel Zaidan

Bio: Formado pela Escola de Comunicações e Artes da USP, trabalha atualmente como Evangelista de Tecnologia na Locaweb. Além disso, é membro ativo da comunidade de software livre brasileira e um defensor das causas ligadas à inclusão digital e ao conhecimento livre. No campo profissional, já coordenou projetos de educação e inclusão em entidades do terceiro setor e foi editor chefe das revistas Linux Magazine, Admin Magazine e iMasters, tendo palestrado nos mais diversos eventos da área de tecnologia. Nos últimos anos, tem se dedicado a pesquisar o universo da cultura digital e seus desdobramentos.

Kenner Alan Kliemann

Kenner Alan Kliemann[pt-BR]
Linuxer, rubyista, maker e desenvolvedor fullstack.

Pesquisador no Centro de Tecnologias Abertas (CELTAB), situado no Parque Tecnológico ITAIPU (PTI). Membro da equipe da linha de pesquisas na área de Domótica, e atua no projeto “Implantação de um escritório inteligente (SmartOffice) no PTI”.

[en]
Linuxer, rubyist, maker and fullstack developer.

Researcher at Latin-american Center for Free and Open-Source Technologies (CELTAB), located at Technological Park of ITAIPU (PTI). Staff member of the Domotic research team, an works on the project “Smart Office implementation on PTI”.

Linkedin – br.linkedin.com/in/kennerkliemann
Github – github.com/gnomex

Laercio da Silva Motta

Laercio da Silva MottaAnalista de Suporte na Fundação Parque Tecnológico Itaipu – Brasil, é Bacharrel em Ciências da Computação pela Faculdade de Ciências Aplicadas de Cascavel e Especialista em Redes de Computadores pela Faculdade Assis Gurgacz. Atua na área de Virtualização, Sistemas Linux Like, Análise de malwares, Forense computacional e Segurança da informação;

Leonardo Menezes Vaz

Leonardo Menezes VazLeonardo Vaz é Engenheiro de Manutenção de Software na Red Hat onde trabalha com Sistemas de Arquivos. Seu primeiro contato com Open Source foi por volta em 1998, quando ele instalou Red Hat Linux 5.1 (Manhattan) no seu antigo PC, e no últimos 15 anos estive envolvido em várias atividades relacionadas ao Open Source, tanto profissionalmente quanto de forma voluntária.

Liz Anatalia Gonzalez Britez

Liz GonzalezInvestigadora en el Centro Latino Americano de Tecnologias Abiertas (CELTAB), situado en el Parque Tecnológico Itaipu (PTI). Miembro del grupo de Adaptación OpenKM para la documentación y la gestión de proyectos, del area de produccion de Itaipú, con la siguiente tecnologia , OpenKm 6.3, Servidor Tomcat 7. Miembro del grupo de personalizacion de Owncloud: Es un Sistema de software que comúnmente se denomina “alojamiento de archivos”, con interaccion con las siguientes tecnologías: OpenSuse, Qt – Creator 5.3.1, Sistema Operativo Linux, C++. Miembro del grupo de Busqueda de una herramienta libre de Gerenciamiento de Proyectos con las siguientes tecnologias Plandora v1.13.0, MySql 5.5, Tomcat 7 .

Lucas Teske

Lucas TeskeAtual aluno de Bacharelado em Sistemas de Informação na Universidade São Paulo também é formado pelo curso HackerTeen da 4Linux e em Técnico em Eletrônica pela ETEc Getúlio Vargas. Atua no EnergyLabs Brasil e no All Eletronics GR, sites dedicados a contribuir com interessados pelas áreas de Programação, Computação, Eletrônica, Física e Química, entre outros temas, constrói “Drones” (Multirotores) e dá assistência para montagem dos mesmos. É o CEO da Teske Virtual System onde presta serviços de consultoria empresarial e desenvolvimento na área de TI.

Luis Felipe Costa

Luis Felipe CostaÉ Diretor do Departamento de Governança e Sistemas de Informação e já atuou como Coordenador Geral de Inovações Tecnológicas da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento. Entre os projetos desta coordenação se encontram o Portal do Software Publico Brasileiro e os Dados Abertos do governo brasileiro. Coordenou também o programa Colaboração, Comunidade, Conhecimento e Compartilhamento dos Municípios Brasileiros (4CMBr) da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), do Ministério do Planejamento. Atuou organizando as ações de implementação de Tecnologia da Informação nas unidades da federação, em especial nos municípios. Trabalha com tecnologia desde 1995 e foi consultor técnico da área da municipal e independente.

Luiz Felipe Weber

Luiz Felipe Weber Luiz Felipe Weber é pós-graduado em Engenharia de Software com Ênfase em Testes pela Univel em 2011 e formado em Sistemas de Informação pela Unipar em 2009.
Especialista em desenvolvimento para e-commerce, trabalha Joomla & VirtueMart com há mais de 6 anos, desenvolvendo desde extensões de pagamento, frete, webservice e customizações.

É o criador da comunidade oficial do VirtueMart no Brasil (http://virtuemartbrasil.com.br), também é tradutor do VirtueMart pt-br no Transifex e escreve artigos para a Joomla Magazine ( magazine.joomla.org ).
Criou a primeira extensão para geração de boletos para Joomla 2.5.x e 3.x, o J!Boleto (http://jboleto.com.br).

Foi palestrante ou membro da organização nos últimos eventos de Joomla nacionais (2014,2013,2012).

Incentivador do uso do VirtueMart como ferramenta open source para criação de lojas virtuais completas.

Luiz Guilherme Nunes Fernandes

Luiz Guilherme Nunes FernandesAdministrador de Redes, possui experiência com software livre desde 2005 e possui LPI 2. É formado em Gerenciamento de Redes. Trabalhou no Ministério do Planejamento, Serpro, Fajesu, Tribunal Regional do Trabalho, IPHAN e Policia Rodoviaria Federal. Experiência com Shell Script, Apache, Openldap, Samba, squid, iptables, Mirrors, Cacic, Postfix, bind, Perícia Forense, etc.

Luiz Henrique Rauber

Luiz Henrique RauberProfessor no bacharelado em Ciência da Computação da URI Campus Santiago. Mestrando em Nanociências (UNIFRA) na linha de Bioinformática. Especialista em Gerenciamento de Projetos (PUCRS/PMI-RS) com ênfase em TI. Bacharel em Ciência da Computação (URI Santiago). Principais interesses e atuações estão Software Livre, Educação, Bioinformática, Sistemas Operacionais, Empreendedorismo, Gestões de Projetos e Empresarial à Startups. Já palestrou em eventos como Campus Party/ FISL/ Latinoware/ Solisc e inúmeros regionais. Ajudou na coordenação de eventos como TDC/ Tchelinux/ Flisol/ DebianDay. Fundador do LaboratorioHacker.org. Da equipe de Coordenação do GUGP e GU-Mobile ambos pela Sucesu-RS. Membro Grupo Tchelinux.org. Sócio do Lions Club Santiago Centro e ainda pretende fazer sua própria cerveja.

Marcelo Jorge Vieira

Marcelo Jorge VieiraCom 14 anos de experiência em desenvolvimento de softwares, tem experiências mistas, trabalhou em diversas posições (programador, arquiteto e gerente) na iniciativa privada e no governo Brasileiro. Atualmente trabalha na Globo.com.

Marcela Martins Pereira

Marcela Martins PereiraDiscente do curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia da UFVJM, Campus do Mucuri, Teófilo Otoni, MG. Trabalha desde 2012 com modelagens utilizando o software Geogebra aplicado a modelos de interesse da Física, bem como de outras áreas. Faz parte do grupo GESE(Grupo de estudos em softwares livres no ensino) coordenado pela Prof.ª Dr.ª Deborah Faragó jardim e pelo matemático Jaime Batista de Souza. Tal grupo desenvolve trabalhos voltados para minicursos, produção de apostilas e aplicações no ensino e na pesquisa.

Marcos André

Marcos AndréMarcos André é formado em ciência da computação e atua no Centro Internacional de Hidroiformática desde 2013, atuou no desenvolvimento dos projetos HELP-UNESCO para cadastro de informações associadas às bacias de estudo UNESCO do São Francisco Verdadeiro (Brasil) e Carapá (Paraguai), desenvolvimento do portal de Boas Práticas da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) e Sistema do Plantio direto (sistema desenvolvido em parceria entre CIH/PTI e Federação Brasileira do Plantio direto na Palha).

Marcos Antonio Rufino do Egito

Marcos Antonio Rufino do EgitoEstudante do curso de Pedagogia na Faculdade Joaquim Nabuco. Militante do software livre, Membro participante da Robótica e do Robô Livre, membro da Rede Metareciclagem, do Coletivo PeLivre, educador social de Robótica / Software Livre no Centro Marista Circuito Jovem do Recife.

Marcos Silva Vieira

Marcos Silva Vieira
Professor desde 1986. Formação acadêmica em pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil. Pedagogo Especial do HSL-PUC/RS. Entusiasta Linux desde 2006. Coordenador de grupos de trabalhos e estudos em educação inclusiva com uso de Software Livre. Participante de comunidades Linux voltadas a educação e educação inclusiva. Ministrante de cursos de formação em Software Livre Educacional Inclusivo desde 2009.

Educador Referência do CVTEC no Polo Marista de Formação Tecnológica, onde usando SL auxiliamos PCD a ingressarem no mercado de trabalho. (PCD – Pessoas Com Deficiência)

Marcos Silveira

Marcos SilveiraA sua primeira experiência de código foi na 7a série construindo um Sistema Solar em escala usando Logo. Desde então, ele tem trabalhado com várias linguagens e múltiplos paradigmas. Ser um desenvolvedor de software foi se tornando muito mais que só escrever código, e passou a abranger design, arquitetura, testes, análise, liderança, ux, inovação, etc. Atualmente na ThoughtWorks trabalha para fazer do mundo um lugar melhor, tanto através da TI quanto dos valores que procura cultivar.

Marcos Sungaila

Marcos SungailaMarcos Sungaila, Engenheiro de Redes com Pós Graduação pela FASP, é o diretor técnico da Savant Tecnologia da Informação.

Consultor especializado em infra estrutura de redes e segurança da informação, desde 1990, realizou inúmeras implantações Linux no meio corporativo, com especial foco na integração de redes heterogêneas, auditoria, server assesment e otimização de servidores além de implementações de melhores práticas com foco em segurança.

Autor do livro “Autenticação Centralizada com OpenLDAP”, lançado pela Editora Novatec, também é responsável pela elaboração do conteúdo programático dos treinamentos da Savant Tecnologia da Informação.

Profissional certificado Red Hat tendo obtido as certificações

Red Hat Certified System Administrator – RHCSA
Red Hat Certified Engineer – RHCE
Red Hat Certified Virtualization Administrator – RHCVA
Red Hat Certified DataCenter Specialist – RHCDS
Red Hat Certified Architect Level 1 – RHCA L1
Red Hat Certified Architect Level 2 – RHCA L2,

Em maio/2014 tornou-se o primeiro profissional, primeiro instrutor e primeiro examinador da América Latina a se certificar em Server Hardening pela Red Hat.

É instrutor certificado Red Hat – RHCI, examinador certificado Red Hat – RHCX além de instrutor certificado LPI e Mandriva-Pro e certificado Novel Certified Administrator e Novel Certified Data Center Specialist.

Ministrou aulas em renomadas instituições como FIAP, Red Hat Brasil, UCB (Universidade Católica de Brasília), ULBRA – AM, PUC-SP, FESP/PR, FAINAM, BANDTEC e “in company” para as principais empresas do seguimento de finanças, indústria, inúmeros órgãos governamentais, no âmbito do executivo, legislativo e judiciário, grandes empresas fabricantes na área da tecnologia da informação. Palestrante no Conisli/SP 2008, Eri-Co/DF 2008, Software Freedom Day/PR 2009, Tchelinux/RS 2009, Fatec-Jundiaí 2010, Wecti-Unicid 2010/2012, FAD 2013. Parceiro de treinamentos Red Hat desde 2007 – ministrou treinamentos Red Hat para mais de 5.300 alunos e treinamentos Linux para mais de 10.000 alunos.

Marcos Teixeira

Marcos TeixeiraTrabalhando no ambiente de servidores e infraestrutura GNU/Linux. Atua no Centro Latino-americano de Tecnologias Abertas (CELTAB em português), responsável pelo acompanhamento de infraestrutura computacional e auxílio técnico aos projetos de pesquisa. Palestrante nas áreas de redes e sistemas Linux, também em outros temas relacionados a computação.

Maricarmen Sequera

Maricarmen SequeraDiretora Executiva do TEDIC. O TEDIC trabalha para o desenvolvimento de Projetos de Open Data, Grande capacidade de trabalho, conhecimento em todos os aspectos de Direito Intelectual. membro da Comunidade de Software Livre. Membro da ISOC-PY (Sociedade da Internet). Coordenadora do projeto #megustainterenetlibre

Directora Ejecutiva de TEDIC (www.tedic.org). TEDIC trabaja para desarrollo de proyectos open data Gran capacidad de trabajo, conocimiento en todo lo referente a Derecho de Propiedad Intelectual. Comunidad de Software Libre. Miembro de la ISOC-PY (Internet Society).Coordinadora del proyecto #megustainterenetlibre www.megustainternet.libre (Assessoria Jurídica para proteção de dados, privacidade e telecomunicação). Membro do ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers), Lider do Creative Commons capítulo Paraguay. Coordenadora de projetos Creative Commons no Paraguay. Embaixadora do Open Knowlenge Foundation no Paraguay, difundindo e promovendo dados abertos no Paraguay.

Maureu Jefferson Benvenho

Maureu Jefferson BenvenhoMaureu Jefferson Benvenho é pós-graduado em Automação e Redes Industriais pela UFRJ/SENAI e MBA em Gestão Estratégica pela FGV. Programador de microcomputadores e microcontroladores com 30 anos de experiência. Projetista de Máquinas e Equipamentos. Atualmente Sócio e Diretor Técnico da Microbras Soluções em Eletrônica e projetista da impressora 3DCloner.

Mauricio Leal

Mauricio LealMini Bio: Mauricio Leal (também conhecido como Maltron) é Arquiteto de Soluções para JBoss na Red Hat e possui mais de 15 anos de experiência em tecnologias Open Source, ambientes de Alta Disponibilidade e Software de Tecnologias Móveis. Antes da Red Hat, trabalhou na Sun Microsystems (mais tarde adquirida pela Oracle) como Gerente de Programas para Desenvolvedores para toda a comunidade de Java no Brasil. Ao longo de sua carreira, obteve grandes experiências e resultados trabalhando junto com empresas de Mídia, Telecom e cooperando em projetos Governamentais em todo mercado Latino Americano. Maltron já trabalhou em outros mercados de alta tecnologia em países como a Alemanha, França e Irlanda e sempre esta procurando forma de promover Open Source não importa onde ele vai.

Miguel Di Ciurcio Filho

Miguel Di Ciurcio FilhoMiguel Di Ciurcio Filho é co-fundador da comunidade Puppet Brasil,primeiro certificado Puppet Professional da PuppetLabs na América Latina e entusiasta da cultura DevOps.

Participou do Google Summer Of Code no projeto QEMU e possui grande experiência em administração de redes e servidores Linux, virtualização e segurança. Já palestrou em diversos eventos como Pólis De Tecnologia de Campinas, FLISOL, FISL, Instituto de Computação da Unicamp e no Grupo de Trabalho de Segurança do NIC.br.

Nei Marcos Castro Grimaldi (Markos)

Nei Marcos Castro Grimaldi (Markos)É químico formado pela UNICAMP em 1986 com mestrado (UNICAMP) e doutorado (USP) em Química. Trabalhou em várias empresas e em 1998 foi trabalhar no laboratório de controle ambiental da CETESB (Cubatão – SP) onde começou a se envolver com o tema “Água”. Desde então passou a utilizar Linux e Software Livre com uma proposta de “Automação Livre para Laboratórios de Águas”. Criador e mantenedor do site www.c2o.pro.br (Água – Um Olhar Integrado) onde compartilha suas experiências com o uso de Software Livre e Hardware Livre (Arduino) na automação em Laboratórios de Águas.

Ole Peter Smith

ole_peter_smithMestre em Engenharia (1990) e PhD em Matemática (1996) , pela Technical University of Denmark. Ex-professor e Systems Administrator na instituição onde se formou. Após migração para Brasil em 2002, atuou como coordenador geral de TI, Prefeitura Municipal de Iporá, professor e coordenador de informática na UEG/UnU Iporá e FAI (Faculdade de Iporá). Atualmente é professor adjunto do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Goiás.

Desenvolvedor de SiDS (Sistema de Distribuição de Salas), SiPE (Sistema de Planos de Ensino), SiVent (Sistema de Gestão de Eventos e SAdE (Sistema Adminiostrativo Escolar). Todos desenvolvidos inteiramente com ferramentas livres.

Presidente fundador do SLOG (Software Livre Oeste Goiano) e sócio do ASL-GO e ASL-BR. Coordenador geral do XI FGSL (Fórum Goiano de Software Livre) que acontecerá nos dias 21-22/11/2014. Contribuiu em diversos eventos no território nacional, abordando em palestras e minicursos temas como Liberdade e Filosofia Livre, Programação Científica e Numérica, Softwares Matemáticos Livres, Desenvolvimento de Aplicacões Web, LaTeX Básico e LaTeX Utilizado para Impressos em Aplicaões Web.

Pablo Dall’Oglio

Pablo Dall'OglioPablo Dall’Oglio é graduado em Análise de Sistemas e mestre em Computação Aplicada pela Unisinos. Reconhecido como autor de livros sobre PHP pela editora Novatec (www.novatec.com.br), já participou de vários projetos de grande porte para softwares de gestão. Atualmente trabalha em sua empresa, a Adianti Solutions (www.adianti.com.br), onde elabora ferramentas para desenvolvimento e presta consultoria em análise, projeto e desenvolvimento de sistemas de gestão.

Pablo Wright

Pablo WrightPablo Wright is a lifelong Linux addict with broad experience in automation and DevOps practices in high-traffic low-latency infrastructures. He is also a certified Puppet instructor and the only official one for most of Latin America, giving Puppet courses throughout the continent. He’s currently leading a DevOps community initiative to spread knowledge of new technology and philosophy in Spanish-speaking countries and at Edrans offering consulting services on automation, infrastructure and release management.

Paulo Roberto Miranda Meirelles

Paulo Roberto Miranda MeirellesÉ professor do Bacharelado em Engenharia de Software da Universidade de Brasília. Concluiu seu doutorado em Ciência da Computação no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP), na área de Sistemas e Software Livre. Foi pesquisador visitante na Southern Illinois University Carbondale, Estados Unidos. Tem mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na área de Sistema Embarcados. Possui graduação em Desenvolvimento de Software pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Também, pela mesma instituição, formou-se como Técnico em Informática (habilitação em processamento de dados). Suas áreas de interesse são software livre e qualidade de código-fonte.

Pedro Henrique Kopper

Pedro Henrique KopperPedro tem 14 anos e é estudante do 1º ano do ensino médio. Estuda programação desde os nove anos de idade, tendo como foco os estudos em Python, Robótica Livre e Linux. Autodidata, passou a integrar projetos de software livre, como o projeto de Robótica Educacional Livre Jabuti Edu, do qual faz parte.

Pedro Luiz de Paula Filho

Pedro Luiz de Paula FilhoDoutor em Ciência da Computação pela UFPR, Mestre em Ciência da Computação pela UFSC, especialista em desenvolvimento de Sistemas pela FURB/UNC, Bacharel em Informática pela Faculdades Positivo, Atualmente atua como professor do Núcleo de Ciência da Computação da UTFPR-Medianeira.

Pedro Markun

Pedro Markun
Pedro Markun é membro da Transparência Hacker e criador do LabHacker – um hackerspace focado em tecnologia e política no centro de São Paulo. Desenvolve aplicativos que promovem a transparência pública e novas maneiras de fazer política.

Ramilton Costa

Ramilton CostaRamilton Costa Gomes Júnior é professor universitário. Mestrando em Informática pela UFES-ES, Especialista em Criptografia e Segurança de Redes pela UFF-RJ, Bacharel em Ciência da Computação pela UNIFENAS-MG, Desde 2005 trabalha com Linux e FOSS (Software Livre e Open Source), principalmente com o desenvolvimento Java, C, e PHP, Administrador de Rede, Segurança de Rede e Computação Forense. Participa de vários eventos(Latinoware, Forum da Revista Espirito Livre, Encantec, Campus Party, FISL, Ensolba, EMSL) como palestrante. É idealizador do ENSOLBA (Evento de Software Livre no Extremo Sul da Bahia), também é Embaixador do Projeto Fedora Brasil.

Raphael Pereira Alkmim

Raphael Pereira AlkmimBolsista de iniciação científica da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG) pelo 2° ano consecutivo em projetos diferentes, graduando em Engenharia de Controle e Automação pela Faculdade de Ciências e Tecnologia de Montes Claros (FACIT), com formação técnica em Automação Industrial pela fundação educacional Montes Claros (FEMC) e formação profissional de mecânico de usinagem pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Tem experiência na área de Engenharia de Controle e Automação com desenvolvimento de aplicações com Sistemas Embarcados e manutenções industriais.

Renato Vasconcellos Gomes

Renato Vasconcellos GomesRenato Vasconcellos Gomes é publicitário formado pela PUCRS, técnico em informática, Ilustrador amador, web designer por hobby, multi-instrumentista, vegetariano e preocupado com o planeta, os animais e as pessoas. Desde 2007 trabalha com desenvolvimento para web com competências em várias áreas de atuação. Focado em desenvolvimento de aplicações baseadas em Drupal desde 2008, trabalhou em projetos para grandes empresas brasileiras e hoje dedica boa parte do seu tempo livre para contribuir para o fortalecimento da comunidade Drupal no Brasil e na América Latina.

Ricardo Coelho

Ricardo CoelhoRICARDO COELHO é cientista da computação pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA, concentrando interesse em aplicações web com ênfase em webservices. Fundador do grupo PHP-Maranhão, que desde 2005 congrega mais de 700 profissionais do estado. Com mais de 20 anos de experiência profissional em desenvolvimento e docência, representa o Maranhão como palestrante em eventos no Brasil e no exterior. É vice-presidente da Associação Brasileira de Profissionais PHP – ABRAPHP, onde atua pela integração da tríade governo-mercado-academia. É especialista em em sistemas de segurança da informação, auditor certificado NBR ISO/IEC 27001 e perito forense digital.

Ricardo Poppi

Ricardo PoppiCoordenador-Geral de Novas Mídias e outras Linguagens de Participação da Secretaria-Geral da Presidência da República, responsável pelo Participa.br, ambiente online de participação social do Governo Federal. Graduado em Ciência Política pela UnB, coordena consultas públicas online colaborativas no âmbito do Governo Federal. É entusiasta de webcidadania e software livre para Participação Social.

Rodrigo Troian

Rodrigo TroianTécnico em informática industrial, com formação em administração de redes e sistemas Linux, atua a mais de 15 anos na área de tecnologia como suporte e consultoria em TI. Participa de projetos com redes autônomas e livres. Pesquisador de tecnologias com poder para inclusão digital, normalmente palestra e executa oficinas voltadas a compartilhar o conhecimento necessário para ativismo e autonomia em rede.

Ronald Emerson Scherolt da Costa

Ronald Emerson Scherolt da CostaAssessor Técnico na Coordenação-Geral de Novas Mídias e Outras Linguagens de Participação do Departamento de Participação Social na Secretaria Nacional de Articulação Social da Secretaria Geral da Secretaria Geral da Presidência da República e desenvolve a atividade de Coordenador dos Cursos Superiores na área de Tecnologia da Informação da Faculdade JK. É Coordenador da equipe do Projeto PARTICIPA BRASIL – a plataforma federal de participação social. É um militante do movimento de Software livre.

Sandro Melo

Sandro MeloAtua desde de 1996 com Software Livre, realizando neste período vários projetos de implantação de serviços de rede e segurança. Atualmente atua na BANDTEC como Coordenador nos cursos de “Pós Graduaçao em Segurança Computacional e Computação Forense” e no Curso de “Graduação em Tecnologia em Redes de Computadores”, onde também é professor da cadeiras de Sistemas Operacionais, Segurança e Auditoria; coordenador do curso de Pós Graduação em “Segurança de Redes e Forense Computacional” da Faculdade Mauricio de Nassau – Maceio em parceria com o Prof. Carlos Tamietto Junior, coordenador do curso de “Computação Forense” no IQuali Salvador-BA. Doutorando no programa do TIDD/PUC SP, Mestre em Engenharia da Computação pelo IPT/USP (área de concentração: Redes de Computadores); Pós-graduado em Administração de Redes Linux pela UFLA-MG; Pós-graduado em Análise de Sistemas e Graduação em Processamento de Dados pela Universidade Mackenzie; escritor e revisor técnico; autor de cinco livros que tratam assuntos inerentes a Linux, Segurança de Forense Computacional publicados no Brasil.​​

Silvio Palmieri

Silvio PalmieriSilvio Palmieri trabalha com informática a mais de 26 anos, dos quais 14 anos foi envolvido com Software Livre em um todo. Especialista em Software Livre para setor publico tendo trabalhando em diversos governos municipais e estaduais, ministrou treinamentos, implantações e palestras em praticamente todos os estados brasileiros e tambem em alguns paises da America Latina. Chamado de louco ou xiita por muitos, as vezes por suas defesas ao SL ou por a sua tatoo do Tux no braço, e atualmente e chamado de Capitão Palmieri pelos amigos, gostou e incorporou o codinome no dia de trabalho com Software Livre. Membro openSUSE, Administrador-Fundador do Xoop’s Paraná, membro da Comunidade Expresso Livre, membro do PSL-Trinacional, já foi considerado um dos principais militantes ativos do Software Livre Paraná. Responsável por organizar diversos eventos de SL pelo pais.

Temístocles Rocha

Temístocles RochaPossui graduação em Curso Superior em Processamento de Dados pela Fundação de Assistência e Educação FAESA, Especialista em Gestão da Educação – Administração, Supervisão e Orientação escolar – IVC. Professor e Coordenador do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da MULTIVIX – Faculdade Norte Capixaba de São Mateus. Consultor / Gestor de Projetos na área de Tecnologia da Informação e Comunicação. Atual Secretário Municipal da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho de São Mateus-ES.

Thalis Antunes De Souza

Thales AntunesThalis Antunes de Souza, nasceu em 1985 em Janaúba – MG. Aos 7 anos de idade teve o seu primeiro contato um computador, MSX da Gradiente, desde então prestou serviços no ramo da tecnologia, como aulas particulares e manutenção de computadores. No ano de 2002 ingressou no curso de Técnico em Informatica pela Fundação Educacional Montes Claros (FEMC), em 2003 ingressou no curso de Engenharia de Computação pela Faculdade de Ciência e Tecnologia de Montes Claros (FACIT), por motivos pessoais teve que desistir do curso no ano de 2004. Trabalhou por um tempo no ramo de telefonia móvel, principalmente com resoluções de problemas de firmwares. Em 2007 fundou uma empresa familiar de Soluções em Conectividade em sociedade com seus dois irmãos mais novos. Em 2010 retornou os estudos no seu curso de Engenharia da Computação pela FACIT, ano em que foi eleito Presidente da Associação dos Estudantes Universitários de Janaúba, trabalhou em três pesquisas de iniciação científica: Aplicações de Redes de Sensores sem Fio em Sistemas Embarcados, Aplicações de Sistemas Embarcados com Inteligência Computacional e Ambiente Inteligente. Ministra cursos na área de Sistemas Embarcados com diversas ferramentas computacionais, tais como Arduino, BeagleBone Black, LaunchPad, com enfase em ferramentas livres. Apresentou trabalhos em feiras internacionais, tais como Embedded System Conference (ESC) e Conferência Latino Americana de Software Livre (Latinoware). Coordenador da caravana de Janaúba – MG, pelo terceiro ano consecutivo. No ano de 2013 idealizou uma StartUp para desenvolvimento de soluções embarcadas, a Cagaita.

Thiago Antunes de Souza

Thiago Antunes de SouzaAnalista de Sistemas, empreendedor do setor de tecnologia, principalmente no ramo de infraestruturas. Um dos idealizadores do Centro de Desenvolvimento (CDC) Minas Up.

Thiago Avelino

Thiago AvelinoThiago Avelino é Software Engineer no sambaporno.com e Matematico pela IME/USP, especialista desenvolvimento assíncrono, sistemas distribuídos e parsers, atuante na comunidade open source, sendo core desenvolvedor de projetos como Bottle, Django, MongoDB, Riak, MongoEngine e outros… Com a necessidade de processar grandes volumes de dados o seu foco de pesquisa e desenvolvimento incluem Go, Python, NoSQL, sistemas distribuídos e assíncrono.

Thiago R. M. Bitencourt

Pesquisador no Centro Latino-Americano de Tecnologias Abertas (CELTAB) situado no Parque Tecnológico de Itaipu (PTI). Integrante do grupo de desenvolvimento do projeto de Monitoramento da migração de peixes no Canal da Piracema, interagindo com as tecnologias: Raspberry Pi, Sistema Operacional Linux, C++, Framework Qt, Node.js, MongoDB, Postgresql, PHP, shell script, protocolo TCP/IP. Bacharel em Ciências da Computação, formado pela instituição Anglo-Americano, Foz do Iguaçu, no ano de 2013. Linkedin: br.linkedin.com/pub/thiago-r-m-bitencourt/67/7a1/30a/

Valeria Barros

Valeria BarrosDesenvolvedora Web, técnica em informática pelo IFG e estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Desenvolveu desde sites comerciais à sistemas gerenciadores de reatores nucleares, trabalhando ainda em um projeto de automação utilizando Arduino. Atualmente trabalha na manutenção e refatoração do maior portal de educação do Brasil. Apaixonada por software livre, desde 2010 participa, organiza e palestra em eventos de âmbito nacional e internacional.

Vera Cavalcante

Vera CavalcanteEmpregada na área administrativa em empresa pública até setembro de 2011. Usuária de ferramentas livres desde 2004 quando conheceu e passou a utilizar o OpenOffice versão 1.0 na empresa e particularmente. Revisora voluntária nas revistas LibreOffice Magazine e Espírito Livre e na Documentação do LibreOffice para pt-Br. Editora da revista LibreOffice Magazine. E-mail: veracape@gmail.com

Viviane Silva Nonato

Viviane Nonato é desenhista e pintora tradicional, apaixonada por desenho acadêmico, estudante de Computação Gráfica com o foco em Concept Designer/Art e ilustração. É técnica em Restauração de Pintura pela EPSJV e ministra aulas de artes plásticas desde os 15 anos de idade em projetos sociais, é conhecida por retratar favelas em seus quadros em especial as comunidades do complexo de Manguinhos no Rio de Janeiro/Brasil. Utiliza Software Livres há 8 anos. Membro e voluntária da SLRJ e KDE Brasil.

Walter Lucio Escurra Onieva

Walter Lucio
Aluno de Engenharia Elétrica em processo de Tese pela UCSA, Licenciado em Análise de Sistemas pela Universidade Católica e professor de Engenharia na Univorte na área de Informática. Como atividades extra-acadêmicas pode citar a participação como membro do IEEE e da UCSA-IEEE, publicações na revista Mundo Mundo de la Electricidad, colaboração nos padrões ISO-IEEE relacionado ao clico de vida de sítios web.

Wendell Bento

Wendell BentoEspecialista em Informática em Educação. Tecnólogo em Desenvolvimento de Sistemas. Professor do ensino básico, técnico e tecnológico. Palestrante e entusiasta do Software Livre e do Software Livre Educacional. Membro fundador da comunidade Anapolivre.

Wille Marcel

Wille MarcelFormado em Comunicação Social, conheceu o mundo do software livre em 2005 e desde então vem estudando, produzindo e contribuindo com diversos softwares. Tem experiência no uso de softwares livres de edição de imagens e de vídeo. Desde 2010 é colaborador do OpenSreetMap. Desenvolve o projeto MapaRec (Mapeamento Colaborativo do Recôncavo), que está mapeando algumas cidades da região do Recôncavo da Bahia. É um dos desenvolvedores do clips.tk, projeto que adaptou a grade de programação do FISL para visualização em dispositivos móveis.

Yuri Adan Gonçalves Cordovil

Yuri Adan Gonçalves CordovilBolsista de iniciação científica da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG), graduando em Engenharia de Controle e Automação pela Faculdade de Ciências e Tecnologia de Montes Claros (FACIT). Estagiário VALE Carajás,modalidade estágio de férias.Tem experiência na área de Engenharia de reabilitação, projetos mecânicos estruturais, impressoras 3d, modelagem tridimensional nas plataformas Solidworks, Inventor, Autocad, manutenção elétrica e eletrônica, projetos embarcados. Experiência no exterior, estudando na VEC-Vancouver English Centre(Canadá) e NZES-New Zealand English School(Nova Zelândia).

Apoio

  telasocialLOGO